A fase de DEFINIÇÃO em Design Sprint

01/10/2021
Publicado em Design, UX
01/10/2021 Fabiano de Freitas

Em um Design Sprint, depois de compreender bem o problema, você irá para o estágio de definição.

No início não nos apressamos com soluções, mas sim na compreensão. Nesse estágio, encontramos uma estratégia e analisamos o melhor meio de chegar a uma solução. Aqui, todos os exercícios comuns relacionados à estratégia de produtos tornam-se muito aplicáveis.

O estágio de definição pode ser aprimorado se as pessoas descrevem o percurso que estão trabalhando para criar ao usuário. O percurso do usuário é um storyboard que ajuda a definir as partes principais, passo a passo, de alguém tendo a primeira experiência com o produto, quando não sabem nada sobre ele, até o momento que se tornam usuários experientes e talvez até o divulgue aos amigos. 

“Talvez você não precise de um nome para o percurso do usuário. O que você está tentando descobrir é o percurso mais comum que alguém fará, na perspectiva de não saber nada até ser capaz de usá-lo repetidamente. 

E por que é importante deixar claro o percurso mais comum do usuário?

É importante priorizar, e se você não souber qual será o uso mais comum do seu app, será muito difícil saber a distribuição dos outros elementos/fluxos. Inicialmente, foque em um percurso do usuário central para garantir que as pessoas consigam chegar em um objetivo com facilidade e sem esforço. 

Planeje o produto em todos os estágios, desde o momento que ninguém o conhece até o momento que as pessoas já o dominam. 

Métodos adicionais para a fase de definição

Jornada central do usuário

A jornada central do usuário é uma atividade que pode ajudar você a dividir ideias em categorias significativas. Você pode descrever todas as interações pelas quais um usuário passa desde o momento em que ouve falar do produto pela primeira vez até se tornar um usuário especialista. Se estiver melhorando um produto existente, precisará analisar o estado atual dele antes de criar uma nova jornada do usuário.

O caminho de ouro (caminho feliz)

O caminho de ouro (caminho feliz) são os principais passos que um usuário dá para encontrar o valor pelo qual estava procurando em primeiro lugar. Não pense em termos de telas ou páginas da web; pense em termos de histórias. Priorize o fluxo central em detrimento dos fluxos ou caminhos secundários.

Definindo os princípios de design

Quais são as três palavras que você gostaria que os usuários dissessem a respeito do seu produto? Liste todas as reações e princípios de design possíveis que interessam a cada membro da equipe e, em grupo, selecione as melhores ideias.

Indicadores do visual da marca

Utilize indicadores para decidir as principais qualidades visuais e emocionais que você deseja expressar em um produto novo.

A estratégia das três hipóteses

Esta atividade simples pode ajudá-lo a confirmar a formação inicial do produto, incluindo o público-alvo, as necessidades e a solução. Você vai responder a três perguntas. Quem é o usuário? De que ele precisa? Qual é a solução?

O primeiro tweet

Imagine que chegou a hora de lançar seu produto. Qual é o primeiro tweet que você faria para anunciá-lo?

Fluxos de tarefas

Nesta atividade, cada problema do usuário é descrito como uma tarefa, com foco na causa do evento, na motivação e no resultado. Trata-se de uma atividade simples e eficiente, porque se concentra no comportamento e na situação, não nos tipos de usuários.

Comunicado à imprensa futuro

Escreva um comunicado à imprensa que inclua:

  • título e subtítulo
  • enunciação do problema e definição do cliente
  • detalhes da solução do produto
  • por que escolher este produto (em sua própria voz)
  • por que os clientes adoram este produto (na voz deles)
  • como os clientes começaram a usá-lo

Preste atenção à voz da empresa e à voz do cliente.

Sinais e métricas de sucesso

Você conhece os sinais e as métricas de sucesso? Sua equipe chegou a um acordo a esse respeito? Em caso afirmativo, você mesmo ou sua equipe deve recordá-los durante a “fase da compreensão”. Em caso negativo, elabore os sinais e as métricas de sucesso.

Qual é a diferença entre sinais e métricas de sucesso? Os sinais estão relacionados à presença geral de um comportamento desejável. As métricas são resultados numéricos quantificáveis a respeito do comportamento desejado.

Modelo de estratégia de experiência

Esta atividade vem do livro Crossing the Chasm e é direcionada a novas categorias de produtos. Preencha o modelo do seu produto e reúna as melhores ideias para comercializar o produto novo para um público-alvo.

Resumo executivo de uma página

Responda a algumas perguntas para chegar a uma definição curta e adequada do produto. As perguntas orientadoras para esta atividade foram publicadas por um antigo PM da Google no livro Shipping Greatness.

Fonte: Design Sprint: Define Stage Udacity

Sugestão de leitura:

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact

Vamos conversar?

Sobre o seu projeto

Qual e quando foi a última grande inovação sua ou da sua empresa?

Sobre a sua ideia

Se existe um momento para mudança, este momento é agora!

Sobre o seu conteúdo

Minha meta é ir além e te colocar à frente da concorrência.

Contact