Embora deixar de criar protótipos durante a fase de desenvolvimento de um produto digital possa economizar certo tempo durante o projeto, essa falsa economia de tempo pode resultar em falhas futuras no produto e, então, acabar por perder tempo e dinheiro para corrigir o que poderia ser evitado durante os testes com protótipos.
Assim como as pessoas experimentam calças antes de comprá-las e testam carros novos antes de fecharem um contrato de financiamento, o protótipo só faz sentido se feito de forma interativa, antes de o produto ser desenvolvido de fato. A interação, afinal, é como os usuários acessam as soluções de design para seus problemas.
Alguns dos benefícios da prototipagem são apresentados a seguir:
- Comunicação e colaboração – Discutir a documentação de requisitos é um nível totalmente diferente de colaboração imaginária quando ambas as partes podem realmente interagir com um protótipo e explorar suas limitações e possibilidades. Além disso, uma documentação escrita pode ser mal interpretada, enquanto as experiências de uso podem ser compartilhadas;
- Avaliação da viabilidade enquanto reduz o desperdício – Wireframes, mockups e documentos de requisitos são estáticos não representam a realidade de fato. Os protótipos permitem que as equipes experimentem o produto a ser desenvolvido, dando-lhes a liberdade de fracassar sem ter altos custos enquanto aprendem mais sobre o que pode ser melhorado;
- Apresentação do produto próxima do real – Com os protótipos, é mais fácil vender a ideia de um design, podendo ser ótimos para apresentações se você estiver trabalhando com clientes (ou chefes) céticos. Experimentar o site ou aplicativo na prática prova sua visão mais do que uma descrição ou um mockup com várias anotações;
- Teste a usabilidade mais cedo – Ao testar um protótipo com um usuário real, é possível encontrar problemas e corrigi-los no início do processo, poupando a equipe de grandes problemas ao lidar com eles após todo o código do produto digital ter sido implementado;
- Facilita a definição de prioridades do design – É recomendado trabalhar com a prototipação antecipada e frequente, em vários momentos do desenvolvimento de um produto digital, pois priorizar o design de interação manterá a equipe fundamentada na realidade ao tomar decisões de design. Os visuais devem preencher a experiência, e não o contrário.
Nem todo protótipo precisa ser de alta fidelidade e detalhado. Na verdade, em muitos casos é bastante interessante trabalhar com protótipos rápidos e de baixa fidelidade, durante vários momentos do desenvolvimento do produto. A questão é que é quase sempre benéfico dedicar recursos à prototipagem, pois quanto mais se testa um produto, mais chances terá de proporcionar um design evoluído com uma experiência de uso excelente.
A prototipação é a etapa em que o conceitual se torna real. Portanto, requer criatividade com praticidade, racionalidade com a intuição. Philip Van Allen, professor e designer do Art Center College of Design, acredita que os protótipos ajudam as equipes a tomarem decisões que não podem ser descritas por parâmetros meramente escritos.
Para o designer, existem três principais benefícios da prototipação:
- Tomada de decisão – Opções importantes de design relativas à ergonomia, forma, função, produção são finalizadas na fase de prototipação. Um protótipo proporciona um feedback instantâneo para que o profissional possa tomar uma decisão instruída, e não apenas heurística;
- Foco – Com feedback concreto em todos os sentidos – em vez de simplesmente deduzir como será o produto final –, os protótipos proporcionam uma visão mais próxima da realidade do usuário. É natural que as prioridades do UX se tornam aparentes quando você pode experimentá-las de forma prática;
- Paralelismo – O processo de design não precisa ser sequencial. Coletar feedback, definir requisitos e criar novos conceitos e interações podem acontecer ao mesmo tempo enquanto são criados protótipos; e quando feito corretamente se complementará.
Através da criação de protótipos, é possível identificar e resolver problemas de UX (Experiência do Usuário), como a transição de uma página, ou a apresentação dos resultados da pesquisa, sem sobrecarregar o usuário com informações.
Resumindo, a fase de prototipação é a etapa em que se consegue mesclar os objetivos conceituais com a realidade prática; é quando o design visual e o design de interação entram em equilíbrio.
Esta é uma adaptação do capítulo do livro “The Ultimate Guide to Prototyping”, UX Pin