Como testar uma experiência rapidamente com o Maze

21/11/2021
Publicado em Design, Dicas, UX
21/11/2021 Fabiano de Freitas

Se você trabalha com UX, provavelmente já ouviu esta frase antes:

“Não temos tempo para testar o produto, protótipo, fluxo, design, recurso, etc… Agora vamos apenas lançá-lo e ver o que nossos clientes dizem. ”

Os desenvolvedores criam produtos mais rápido do que nunca e espera-se que os designers acompanhem o ritmo. Embora os designers entendam intrinsecamente a importância dos testes do usuário, a maioria das organizações não. Para receber um orçamento de pesquisa eficaz, os designers têm que passar por cima de obstáculos para conseguir a adesão, o que pode ser difícil e cansativo. Na maioria das vezes, os designers apenas se contentam com dados aquém do ideal.

Isso me fez perceber que nós, designers, precisamos de uma estrutura de teste confiável que forneça entrada do usuário rapidamente, no início e frequentemente durante o processo de design. E então, como solução de poder testar seu produto rapidamente, temos o Maze!

O que é teste rápido? Definição e benefícios:

O time Maze desenvolveu o Framework de Teste Rápido para que as equipes de design, produto e marketing possam obter insights acionáveis ​​em escala. Cada decisão no processo de desenvolvimento de produto – desde escolher desenvolver o recurso certo, projetar o fluxo do usuário ou escrever uma cópia de experiência do usuário – é uma entrada testável e deve ser validada com os usuários.

Testar permite que a equipe de design:

Obtenha insights cedo e frequentemente durante o processo de design

O processo de design começa antes mesmo de você criar qualquer protótipo ou esboço. Muitas vezes começa quando a equipe começa a questionar suas suposições sobre o que os usuários esperam e precisam.

Envolver seus usuários e obter feedback antecipado e frequente no processo de design permite que você se aprofunde no problema e evite explorar uma ampla gama de soluções potenciais. Portanto, quanto mais cedo você envolver seus usuários, mais cedo poderá coletar feedback e iterar. O retorno do investimento do teste é muito alto em comparação com apenas trabalhar com suas próprias suposições, diz Helen Tsvirinkal, designer de produto da Shopify.

Valide as experiências com os usuários antes da entrega

Quando você não expõe o que está construindo aos usuários, sua equipe acaba gastando tempo e recursos na construção de recursos que não criam valor ou não funcionam. Se a única vez que você consegue aprender com os usuários é após o lançamento, esse é o custo de um sprint inteiro.

Colocar o que você está construindo diante dos olhos dos usuários no início e frequentemente durante o processo de design significa que você pode validar experiências antes de entregar. Os testes muitas vezes permitem que você e sua equipe passem da ideia ao design final, com a certeza de que estão tratando de um problema real com uma solução eficaz.

Construir conhecimento institucional sobre o que funciona e o que não funciona

Quanto mais você testa durante o processo de design, mais você adquire conhecimento sobre seus usuários, suas necessidades e o que funciona e o que não funciona. No entanto, embora os testes gerem muitos dados para você e sua equipe, eles podem estar espalhados dentro da organização, com muitos insights vivendo em equipes isoladas ou membros da mesma equipe.

O teste rápido oferece não apenas benefícios de curto prazo – permitindo que você crie uma excelente UX – mas também valioso a longo prazo porque fornece uma maneira padronizada de documentar descobertas sobre o que funciona e o que não funciona.


Como usar o Framework de teste rápido para qualquer experiência

O teste rápido beneficia não apenas a equipe de design, mas também a função principal do produto da sua organização. Todos, desde profissionais de marketing a gerentes de produto, tornam-se mutuamente responsáveis ​​pela validação de seus processos, o que significa menos tempo gasto na construção do produto errado.

Entrada

Sempre que uma decisão importante surgir (por exemplo, o recurso a ser projetado, a cópia a ser usada ou o protótipo a ser seguido), identifique-a como uma “entrada”.

Exemplos de perguntas que significam entradas testáveis ​​são:

  • Que funcionalidade nossos usuários devem ter com este novo recurso?
  • O fluxo do usuário é fácil de navegar?
  • O design é fácil de usar?
  • A cópia está livre para esta ação?

Objetivo

Depois de determinar a entrada, em seguida, defina um objetivo – o resultado-chave que, uma vez alcançado, validará a decisão.

Por exemplo, para um teste de usabilidade, você pode definir seu objetivo como:

“A meta é que pelo menos 80% dos participantes do teste concluam todas as tarefas.”

Se você não atingir o objetivo no primeiro teste, repita a experiência e teste novamente até que 80% dos usuários possam concluir as tarefas com o design. No final, você atinge o objetivo e começa a próxima fase do processo ou volta à prancheta e se aprofunda na experiência do usuário do seu protótipo.

Teste

Em seguida, é hora de determinar a metodologia certa com base em seu objetivo. Por exemplo, se você estiver testando as primeiras impressões e percepção de sua nova marca, o teste certo provavelmente será um teste de 5 segundos ou uma entrevista com o usuário com perguntas abertas.

Análise

Por fim, você avaliará os resultados e os comparará com seu objetivo. Se os resultados corresponderem ao objetivo, você poderá passar para a próxima fase do processo de design.

Se os resultados forem insatisfatórios, continue iterando em sua solução de design até atingir seu objetivo (ou cancelar a decisão).


Melhores práticas para padronizar os testes

Depois de implementar o teste seguindo os processos do framework da Maze, descobri algumas práticas recomendadas que, quando aplicadas, permitem viabilizar o teste rápido dentro das organizações.

Aqui estão algumas práticas principais para padronizar os testes de sua organização:

1. Valor do teste

É essencial transmitir o valor do teste antecipado e frequente aos membros da equipe, executivos e partes interessadas. Comece aprendendo sobre a experiência anterior de teste dos membros da sua equipe. Você pode encontrar lacunas de conhecimento para preencher.

Algumas ideias para você começar:

Organize eventos ou calls para compartilhar a importância do teste. Ofereça exemplos importantes de como os testes ajudaram as equipes de produto e design a atingir seus objetivos.
Convide as partes interessadas e membros da equipe para ajudar com entrevistas, pesquisas ou testes de usabilidade.
Realce regularmente as principais lições aprendidas em canais de alta visibilidade.

2. Compreender as estruturas de tomada de decisão

Outra maneira de conseguir adesão é aprender onde está o poder de tomada de decisão em sua organização e como você pode impactá-lo. “A pesquisa deve sempre ser orientada em torno de uma decisão”, diz Behzod Sirjani, fundador do Yet Another Studio e ex-chefe de operações de pesquisa e análise da Slack. “Saber o que você está tentando decidir vai te ajudar a entender o que você está tentando olhar – e como você vai fazer essa pesquisa.”

Embora você possa não afetar todas as decisões no início, mesmo algumas oportunidades podem ajudar a divulgar a importância do teste do usuário.

3. Teste e aprendizagem: a chave para equipes de sucesso

Com a implementação do Framework de Teste Rápido, vi as equipes de produto se expandirem de insights limitados e isolados para um sistema de aprendizagem para toda a equipe. Ele tem ajudado todos, desde designers e pesquisadores a gerentes de produto e profissionais de marketing, a ter acesso a percepções e a colaborar em aprendizados e descobertas. Eu vi isso realmente democratizar nossos dados e formar a base de um futuro ainda mais brilhante para nossas equipes em sua busca para resolver os problemas de nossos usuários.

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