E aí, tudo bem? Hoje trago um tutorial muito simples, mas que apresenta um resultado visual incrível: O Duotone.
Esse efeito é bastante utilizado em materiais institucionais, como manuais de marcas, campanhas, etc. É um recurso que ficou popularmente conhecido como “efeito Spotify“, por ser utilizado pelo serviço de Streaming em sua identidade.
Mas outras marcas conhecidas também já haviam feito aplicações com esse recurso, como a empresa de telecomunicação Oi antes de sua revitalização de marca.
O filme Moonlight: Sob a Luz do Luar – que concorreu e ganhou dezenas de prêmios inclusive três Ocars, incluindo Melhor Filme, Melhor roteiro adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali; teve a aplicação desse efeito em alguns materiais gráficos.
O efeito é tão simples que pode ser feito em poucos cliques:
No Photoshop, abra sua imagem, vá até o painel de Camadas e escolha na parte inferior o quarto iconezinho, para criar uma nova camada de preenchimento ou ajuste. Depois, escolha a segunda opção de baixo para cima, Mapa de Degradê. Agora, basta ir no painel Propriedade e editar seu gradiente utilizando um modelo padrão ou criando o seu, definindo nas interrupções de cores amostras que irão incidir sobre sombras e luzes, da esquerda para direita respectivamente.
Bom, por hoje é isso pessoal! As imagens acima foram retiradas do Fotolia, um banco de imagens da Adobe. Ao se cadastrar no site você ganha 10 imagens grátis, então não perca tempo e bora criar!
Espero que tenham gostado e até a próxima 🙂