Em todo o mundo, governos e organizações estão incentivando a mobilização e a paralisação para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, causador da doença chamada de covid-19. Também foi requisitado que comércios particulares fechassem temporariamente ou diminuíssem o ritmo de suas atividades.
Para tentar conter a situação, empresas começaram a realizar ações e projetos que pudessem, de alguma forma, ajudar a disseminar informação ou incentivar que as pessoas permaneçam em casa.
Com isso, o serviço de tecnologia ONLINE se tornou um grande aliado das empresas para superar a crise. As marcas e os consumidores ganharam ou ampliaram pontos de contato online. Organizações ganharam a oportunidade de atingir seus públicos nas horas mais propícias para consumo, e os usuários passaram a se comunicar com as empresas de forma rápida, melhorando o potencial de engajamento das campanhas.
Porém, investir em comunicação on-line requer muita pesquisa e capacidade de escuta. Se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, fortalecer o relacionamento com seu público e, consequentemente, melhorar sua performance no mercado, confira algumas dicas de branding para a internet!
Branding: fundamental!
O branding é uma atividade estratégica que cuida de todos os pontos de contato entre um consumidor e uma marca. Dessa forma, ele abrange também ações de conceituação e planejamento, indo além da identidade visual da organização. O objetivo é alcançar uma posição singular na mente do consumidor.
Definir ações de posicionamento não se trata de gritar valores para o mercado. Na verdade, ele se refere ao conjunto de esforços estratégicos que uma marca adota para se tornar relevante para seu público.
Quando a marca se preocupa em evidenciar seus diferenciais, ela fortalece a personificação e relações interpessoais. Vendendo experiências e conquistando credibilidade, a marca passa ao patamar de objeto de desejo.
Então como é possível fortalecer sua marca na internet?
Proporcionar experiências singulares para o cliente, on-line e off-line, significa entendê-los como ninguém. Isso requer uma análise de todos os aspectos da marca, bem como o alinhamento das suas diretrizes estratégicas.
Confira algumas dicas práticas para fortalecer o relacionamento com o seu público na internet!
Posicione-se:
A sua marca não pode ser sobre tudo. É preciso fazer escolhas, apropriando-se de atributos funcionais. Se você tem uma marca de cosméticos para cuidados dermatológicos, por exemplo, você pode abraçar os conceitos de “cuidado” ou “proteção”.
Essa é uma definição estratégica. Você deve escolher o que destaca sua empresa em relação à concorrência ou o que possa valorizá-la no mercado nos próximos anos, e fortalecer esse ponto.
Faça uma pesquisa de mercado:
A pesquisa de mercado é uma etapa de diagnóstico que ajuda a equipe a mergulhar nas características do público-alvo. Ela mostra o que pode atingir a audiência quando o assunto é o atributo escolhido pela marca. Assim, a pesquisa traz direcionamentos essenciais para a estratégia de branding.
Agora que você passou a entender o anseios dos consumidores sobre a sua marca, é hora de transformar esses dados em estratégias de marketing. Encontre o propósito da sua marca e a transforme em uma frase de efeito, que possa ser memorizada.
Explore mais o potencial das mídias sociais:
A tecnologia estreitou os laços entre empresas e consumidores. Ela não só melhora o engajamento da audiência, como também cria um canal de atendimento rápido, melhorando a experiência do cliente.
Segundo uma pesquisa da Hi-Mídia, 65% dos internautas acompanham uma marca nas redes sociais pela relevância do conteúdo postado. Portanto, é preciso ir além de postar somente anúncios de produtos e serviços ou usar as redes apenas como SAC.
Entenda qual é a personalidade da sua marca e que tipo de entonação ela deve ter ao se comunicar com o público. Qual é o estilo de imagem que pode combinar com essa postura?
Mantenha a consistência:
Agora que você já definiu bem o propósito da marca, desdobre a essência dela em diversas ações. Um bom exemplo disso é a RedBull, que imprime o seu posicionamento em todos os pontos de contato da marca com o cliente: ele está no estilo de vida que ela propõe, nos eventos que apoia, dentre outros.

Outra ação importante para o branding é ter uma consideração tão grande com o público interno quanto o externo. Colaboradores engajados ajudam a potencializar as chances de sucesso. O branding deve vir de dentro para fora, e um bom treinamento pode melhorar o desempenho dos seus representantes ou funcionários.