Quando o assunto é marketing digital não faltam estratégias para alavancar os negócios, são várias opções para destacar a marca de forma atrativa e muito criativa.
Iniciar essas estratégias tornou-se um fator predominante para quem busca inovação, consequentemente a conversão de leads e futuros clientes. Pensando nisso, trabalhe com hotsite: uma ferramenta muito útil quando se trata de divulgação e convencimento ao público alvo.
O que é um hotsite?
Simplificando os termos, o hotsite é uma página única e específica para destacar uma ação, ou seja, a página hotsite possui um objetivo e normalmente é lançada em ocasiões específicas.
Digamos que o empreendedor tenha um objetivo de atração, mas que seja para fins temporários, então o hotsite pode ser uma ótima opção, uma vez que pode indicar um lançamento de produto, descontos especiais, ou até mesmo promover um evento.
A função do hotsite é basicamente converter ações em contatos, inscrições, pedidos, formulários e tantas outras opções que coletam informações do cliente. Por conta disto, a página não pode ser fixa, ela tem de ter um tempo determinado para a ação desejada, ficando no ar um curto período de tempo.
Hotsite, landing page, blog, quais são as diferenças?
Não é complicado entender as diferenças e a função de cada uma dessas páginas. Mas para criar um hotsite é preciso saber quais são as diferenças entre esses três canais de divulgação.
O hotsite foi criado para destacar uma divulgação, ou uma ação de marketing e converter tudo em inscrições, contatos, pedidos e etc. Já a landing page é voltada para conversão de vendas, assim como não é uma página independente, ela fica dentro do site, tendo links de navegação para outras páginas.
Em contrapartida, o blog é completamente diferente de ambas as páginas, ele tem como objetivo informar o cliente, sendo uma ferramenta de comunicação muito forte e importante. Quando falamos em gerar conteúdo, está ligado ao blog, pois ele é a forma de divulgação e informação para seu cliente. Outro ponto a ser analisado é que o blog pode ser uma ferramenta de informação totalmente independente do site principal.
Leia o artigo: Um blog é realmente necessário?
Vantagens do Hotsite
Assim como tantas outras estratégias, o hotsite possui inúmeras vantagens para negócios online. Primeiramente é preciso destacar o fato de que ele será o protagonista de uma ação, seja para qual for o objetivo, conscientização, apresentação de um novo produto, divulgação de serviços, promoções e muito mais.
Pelo hotsite também é possível adicionar informações que sejam relevantes para o anúncio, de forma mais atrativa, como exposição de vídeos, textos personalizados e fotos, tendo muitas possibilidades visuais de cativar o público.
Outro ponto interessante é que o hotsite pode oferecer um conteúdo completamente interativo com o público-alvo. Considere também o custo benefício, uma vez que a página é temporária, os custos para planejamento e criação automaticamente diminuem, sendo mais interessante que outras ferramentas de marketing.
Também é possível personalizar o endereço do hotsite, tornando-o independente do site, dependendo da campanha de divulgação ou intenção do negócio.
Como usar o hotsite na estratégia de marketing?
Podemos enxergar as grandes vantagens em investir em um hotsite, e o quanto esse pode ser importante para os negócios. Mas se ainda tem dúvidas, aqui vão algumas possibilidades de uso para o hotsite:
Divulgação de eventos:
Eventos podem ser divulgados através do hotsite, podendo ser externos ou internos pela empresa, isso não será um problema. Os visitantes terão o acesso a organização do evento, assim é possível obter informações sobre palestrantes e atrações com antecedência, isso torna a logística do evento mais prática.
Lançamento de novidades:
Imagine uma vitrine virtual. Com o hotsite é possível apresentar um novo produto ou serviço, com a devida atenção ao destaque da novidade, podendo deixar todas as informações necessárias para seus clientes, elevando o desejo de compra do consumidor, e superando suas expectativas.
Concursos culturais:
Você poderá estimular a interação do público com a marca. Os concursos culturais são uma maneira interessante de atrair o público para conhecer a marca mais a fundo, garantindo credibilidade na questão social.
Ofertas e promoções:
Todo mundo ama formas de economizar, é possível realizar grandes promoções e anunciar utilizado a ferramenta hotsite para facilitar os negócios. Troca de selos por prêmios, brindes colecionáveis, cupons, podem envolver o público ainda mais com a marca e fidelizar clientes.
Reestruturação da marca:
Seu negócio vai passar por mudanças e você quer passar a informação sem dores de cabeça? O hotsite pode ser uma excelente opção para mostrar ao público futuras alterações no site, informações importantes como mudança de contatos, novo layout e muito mais.
O que você precisa saber antes de criar um hotsite?
Para iniciar essa nova estratégia, é preciso ter conhecimento de alguns itens básicos que farão toda a diferença para seu hotsite ter sucesso, e poder incluí-lo sem medo na estratégia de marketing.
- Domínio: isso é possível apenas criando um subdomínio no seu próprio site;
- Hospedagem: por vezes não tem necessidade, uma vez que é indexado ao seu próprio site;
- Tempo no ar: o hotsite tem que seguir o esquema de ação com um tempo mais curto (limitado);
- Tempo de criação: isso vai depender da complexidade dos negócios em questão, muda de projeto para projeto;
- Quantidade de hotsites: um para cada ação específica de marketing, desde que a estratégia não seja banalizada, deixando-a para momentos realmente importantes.
Agora que já conhece a estratégia que pode elevar à comunicação entre marca e cliente, basta por em prática e começar a planejar os próximos hotsites para divulgar seu negócio de forma objetiva, criativa e eficaz.
Até a próxima! 🙂