Em um marco histórico, o Itaú revela sua maior transformação visual em seus 100 anos de história. Mais do que um novo logo e identidade visual, essa mudança celebra o poder de transformação do banco e convida o público a refletir sobre o tempo, legado e longevidade.
Com formas modernas e em sintonia com a era digital, o novo conceito “Feito de Futuro” representa a constante busca do Itaú por inovação e adaptação às novas demandas da sociedade.
Alguns destaques da nova identidade visual:
- Logo renovado: linhas fluidas e cores vibrantes simbolizam o dinamismo e a ousadia do Itaú.
- Paleta de cores: tons vibrantes e contrastantes refletem a energia e a vitalidade do banco.
- Tipografia moderna: facilita a leitura e transmite a mensagem de forma clara e direta.
Mais do que uma mudança estética:
- A nova identidade visual representa a evolução do Itaú e sua constante busca por se reinventar.
- O conceito “Feito de Futuro” é um convite à reflexão sobre o tempo, o legado e a longevidade.
- O Itaú se consolida como um banco inovador, conectado com o presente e preparado para o futuro.
Itaú: Uma Renovação Histórica para um Futuro Brilhante
Um marco na história das marcas brasileiras:
O Itaú, nome consagrado no cenário nacional, apresenta uma transformação visual monumental. Mais do que um novo logo, é um passo crucial em sua jornada de inovação e preparação para o próximo centenário.
Modernização sem perder a essência:
O redesign do logo demonstra que, mesmo marcas atemporais como o Itaú, reconhecem a necessidade de se adaptar aos novos tempos. A modernização se faz presente sem abrir mão da solidez e tradição que construíram a reputação da marca.
Um futuro promissor em construção:
Em um mundo onde novos bancos digitais surgem constantemente, o Itaú se reinventa para continuar liderando o mercado. A nova identidade visual é um símbolo dessa reinvenção, e representa o compromisso do banco em construir um futuro ainda mais brilhante para seus clientes e para o Brasil.
“A vida dos nossos clientes está sempre em movimento e o Itaú evolui junto com eles. Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso”
Eduardo Tracanella, diretor de Marketing.
O Itaú vem evoluindo para atender a cada perfil de cliente a partir de suas necessidades, processo viabilizado por investimentos em plataformas modernas de tecnologia em nuvem, inteligência artificial e o desenvolvimento de talentos. Tudo para entregar a melhor experiência digital e o melhor atendimento humano especializado. “Em seus quase 100 anos de história, o Itaú busca ser um banco ainda mais próximo, ágil e pronto para oferecer o que cada cliente precisa, em cada momento da sua vida”, destaca Tracanella.
O novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta.
O novo sistema de identidade visual renova não apenas a marca institucional, mas também a expressão de todos os segmentos e perfis do banco. Na nova paleta cromática, o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros. O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida.
Foram 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia, que reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos e expressões. Tudo realizado pelo time interno de branding em parceria com especialistas. A americana Pentagram foi escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança de Michael Bierut, um dos mais renomados designers da atualidade. Fabio Haag completou a equipe multidisciplinar, com seu olhar refinado para a tipografia.
O desafio foi respeitar um legado tão sólido, mas sem perder a capacidade de ousar, como conta Clayton Caetano, superintendente de Design: “Nossa essência foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea”, esclarece Caetano.
Para Tracanella, evoluir a marca mais valiosa do país é uma enorme responsabilidade, mas não havia momento mais apropriado para isso. “Quando falamos de marca, estamos falando de cultura, de proposta de valor, de experiência, de narrativa e de expressão. Todas essas mudanças já estão acontecendo de dentro para fora do banco há alguns anos. Por isso, trazemos com todo esse movimento a consistência de quem está aqui há muito tempo, impactando de forma tangível a vida das pessoas, tendo nossa essência e os valores escritos em pedra”, finaliza o executivo.
Há 100 anos, Feito de Futuro
Entre fusões e aquisições, o Itaú Unibanco construiu um legado de solidez, sem perder seus valores essenciais, como a cultura de inovação e a capacidade de se transformar. O banco foi pioneiro em inúmeras iniciativas consideradas revolucionárias para a época e que se tornariam padrão para a indústria, como o lançamento do primeiro caixa eletrônico, em 1983, passando pelo primeiro app bancário, cartões com chip e, mais recentemente, o uso da computação quântica e da inteligência artificial, que permitem uma visão integrada do cliente e a oferta customizada de soluções financeiras.
Uma trajetória que começa em 1924, quando João Moreira Salles ganha a patente de banco para a Casa Moreira Salles no estado de Minas Gerais. Em 1943, em São Paulo, Alfredo Egydio de Souza Aranha funda o Banco Central de Crédito, que se tornaria Itaú. Em 2008, essas duas instituições se unem e dão origem ao atual Itaú Unibanco, o maior banco e a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina.
Manter-se contemporâneo, celebrando o passado ao mesmo tempo que molda o futuro foi a reflexão que originou o novo posicionamento ‘Feito de Futuro’, desenvolvido em parceria com as agências Africa Creative e Galeria.
“Ser feito de futuro é ter capacidade de perpassar os tempos e permanecer relevante, se reinventando. Esse movimento é um convite para que todos se inspirem e valorizem o tempo, a longevidade e o legado que cada um constrói em suas vidas”
Thaiza Akemi, superintendente de Marketing.