Podemos dizer que o menor teste de usabilidade possível se faz com apenas um usuário, e é conhecido como teste de usabilidade nano (em inglês, chamado de nano-usability test).
Esta é a maneira mais fácil de obter experiência em testes de usabilidade. Não requer muito recurso nem tempo. Ou seja, você não gasta dinheiro (ou, gasta muito pouco).
Mesmo com zero orçamento, você ainda poderá realizar testes de usabilidade.
Acontece que você aprende MUITO com o primeiro usuário. Depois aprende um pouco menos com o segundo, um pouco menos com o terceiro — e assim sucessivamente. Quando você chega no quinto usuário, geralmente o nível de novos aprendizados já não é grande o suficiente para justificar mais testes.
Isso significa que até mesmo o menor projeto pode se beneficiar da percepção do usuário. Você também pode querer conhecer o teste de usabilidade de guerrilha, que é um dos recursos mais rápidos e práticos para aprender com os usuários e melhorar a usabilidade do seu produto.
“Vá até uma cafeteria relativamente movimentada, peça para alguma pessoa experimentar o seu produto, e no final pague um café para elas”. Simples, rápido e barato.
Qual é o processo desse tipo de teste?
A boa notícia é que o processo é muito simples para aplicarmos testes de usabilidade nano. E precisa ser assim! Eles são conduzidos em um ritmo rápido:
- Encontre alguém que use seus produtos e realmente se preocupe com isso. Pode ser qualquer um. Você não precisa de critérios rigorosos para selecionar o usuário. Apenas escolha alguém (que use seu produto, e faça parte do seu público-alvo).
- Fale com eles e concorde que você pode observá-los usando o produto. Você pode fazer isso da maneira que preferir. Pode ser feito em sua casa, no escritório ou em algum café. Você pode até mesmo fazer isso remotamente usando o Skype, por exemplo, para compartilhar a tela. A única coisa que importa é que você pode assisti-los usando o produto.
- Na observação, veja eles fazendo algo que gostem de fazer com o produto. Faça uma ligação, pesquise informações, faça uma compra etc. Não importa tanto. Apenas faça com que eles façam alguma coisa.
- Em seguida, sente-se e observe com a boca bem fechada. Sem perguntas. Segure-se! Sem instruções. Apenas assista. Você não pode interferir em nada.
- Finalmente, revise sua observação. O que você aprendeu? Quais insights teve?
Claro, os testes de usabilidade nano são extremamente básicos e extremamente limitados. Você deve ter notado isso.
Limitado, porém melhor do que nada. Mesmo com pouquíssimos recursos, agora você sabe mais sobre o comportamento do usuário no final do que sabia antes.
Conclusão
Um teste de usabilidade nano provavelmente não será usado com muita frequência ou em grandes projetos.
No entanto, se você realmente não tem orçamento ou tem um prazo incrivelmente curto, testar o design com um usuário é melhor do que não testá-lo, isso fará com que você obtenha insights iniciais e relevantes para seu projeto!