Um blog é realmente necessário?

10/12/2018
Publicado em Dicas
10/12/2018 Fabiano de Freitas

Ter um site na atualidade não é mais novidade para ninguém, seja pessoa física ou jurídica, muitas pessoas estão em meio a esse universo e algumas se veem prejudicadas ou até mesmo não acreditam que “estar na internet” possa trazer algum benefício.

O problema não é que não existe espaço para todo mundo, ao contrário, existe espaço em excesso, o fato é que muitos contratam uma empresa ou um web designer, colocam um site no ar e simplesmente esquecem dele.

O simples fato de termos muita concorrência é que acaba sendo ainda mais necessário um trabalho contínuo para que esse site cresça e se fortaleça entre os outros.

Para isso algumas coisas são mais do que fundamentais para um bom desenvolvimento, e um blog, presente em seu site, pode ser uma das ferramentas para o sucesso do seu site na internet. Veja bem, eu disse uma… Uma, porque existem demais funções que não podem ficar de fora e vou apresentar para você aqui neste post.


Então vem a pergunta, porque necessito de um blog em meu site? Ou, será que é realmente necessário ter um blog?

Tudo nessa vida tem um ponto de vista à seguir e por isso pergunto, qual a sua intenção em ter um site? Vendas? Um ponto de acesso para os seus clientes? Por que você acha necessário um site?

Seja qual for a necessidade de sua empresa na internet hoje, ter um blog irá acarretar alguns pontos positivos ao seu site e assim à sua empresa.

A página de pesquisa do Google avalia um site de várias maneiras a partir de diversos pontos, positivos e negativos. Para que você possa se destacar e ficar mais próximo de seu público alvo, é necessário ganhar e manter esses pontos.

Imagine seu site parado, sem atualizações, naquele meio sem vida nenhuma, ali, vagando pelo espaço infinito da internet. Imaginou?

Você acredita que esse site será bem posicionado pelo Google?! Se nem mesmo o proprietário o visita para atualizá-lo, quem dirá outras pessoas? Hummmm?

É essa uma das intenções de se ter um blog em um site, seja ele institucional ou e-commerce. O Blog além de outros detalhes, gera movimento ao seu site, mantendo-o vivo entre os outros.


Entenda melhor por que ter um blog pode melhorar o engajamento de seu site:

Atualização:

Vimos acima que um blog pode gerar movimento ao seu site, mas o que eu quero dizer com movimento? Quero dizer que o blog precisa ter sempre uma carga de conteúdo, gerados mensalmente (semanalmente seria melhor ainda).

Um site que disponibiliza conteúdos semanais ou mensais, está sempre atualizado, mostrando aos mecanismos de buscas (SEO) que não é só mais uma página vazia de conteúdo.

Um blog alimentado, cumpre a função de falar sobre um produto ou serviço, e mais do que isso, ele está ali para abordar temas que o visitante quer saber e ao buscar no Google (nesse caso, esse visitante pode ser ou se tornar um cliente ou você pode conquistar aquela tão almejada venda).


Relacionamento:

Seja qual for o ramo em que sua empresa atua, você também espera criar relacionamento duradouros com seus clientes, não é mesmo?

É difícil, nos dias de hoje, encontrar uma empresa que não queira fidelizar seu cliente e mantê-lo sempre ali, presente. E um blog também pode promover um relacionamento ainda maior com seu público alvo e/ou clientes.

Se aquela marca que eu gosto, além de oferecer um produto que me identifico, também me oferece conteúdos diferentes, que envolvam a minha atração pela marca (na internet), é mais do que certo que eu vá criar um interesse pelo que ela disponibiliza em seu site.

Com conteúdos que me atraiam, posso visitar o site dessa empresa ou pessoa sempre que puder, até mesmo todos os dias, o que me mantém atento às suas promoções, novidades e serviços que ainda não conhecia.


Tráfego:

Agora me responda, o que adianta um site que não tem visitas? Serve para alguma coisa? Se você respondeu não, está completamente certo.

Se investimos nosso tempo, dinheiro e dedicação para ter um site pronto, do que adianta todos esses esforços se o mais importante ele não faz?!

Assim como ele não é importante para mim, porque não me traz nem clientes, nem vendas, nem pessoas interessadas, também não será importante para os mecanismos de busca (SEO).

Seja qual for o motivo que você tem para ter um site, tenho certeza que a base dele parte de que você espera visitas.

Um blog, com atualização de conteúdos irá trazer visitas para o seu site, posicionamento diante de determinados temas (que são referentes ao seu serviço) e consequentemente, clientes e possíveis vendas.


Autoridade no assunto:

Já pensou se todas as dúvidas ou interesses que uma pessoa tenha em relação ao serviço que você também executa, levasse essa pessoa/cliente diretamente à você?! 😮

Essa é uma das vantagens de ter um blog. Falando sobre assuntos do seu nicho de mercado e passando ao cliente conteúdos ricos de informação, fará da sua empresa/marca uma autoridade no assunto.

Então por que ela iria procurar por outro fornecedor, por exemplo, se você além de prestar os melhores serviços para ela, ainda é autoridade no assunto?

Lógico que se tornar autoridade sobre um assunto é necessário muito trabalho e esforço para que as pessoas possam vê-lo dessa forma, mas é mais do que possível, e essa oportunidade é criada no dia a dia e depende integralmente de você. 😉


Segmentar seu Público:

Através de um blog você pode segmentar de forma bem prática o público que o acompanha.

Você consegue, a partir de comentários e compartilhamentos, entender melhor o seu público, descobrir o que ele mais gosta, que tipo de sentimento ele tem em relação à sua empresa e o que ele espera de seus serviços.

Por exemplo, você pode segmentar o público que o acompanha por causa do produto “A” e diferenciá-lo do público que prefere o produto “B” e ainda manter todos os grupos atualizados de seus serviços e novidades.


Valor:

Por último, mas não menos importante, o Valor.

Um site com blog atualizado, que compartilha conteúdos diferentes da concorrência, que se mantém ativo e perto de quem o procura, além de todas as coisas listadas acima, ganha também valor diante de seu público.

Acredito que essa é uma das opções mais cobiçadas e que mais corremos para conquistar, por que é exatamente ela que irá te diferenciar de todos os seus concorrentes.

Enfim, todas as opções acima são possíveis de se alcançar com um site que possui blog, mas assim como citei acima, não basta ter uma página escrita blog na parte superior e não dar a devida atenção necessária.

Seu blog precisa ser abastecido, para que se mantenha ativo e proporcione consequentemente o mesmo para o seu site, como um todo.

Infelizmente ou felizmente, as coisas já não são mais como eram antes, onde ter um site significava ter tanto destaque ao ponto de não precisar se preocupar com a concorrência (que era baixa) e era possível somente esperar pelas visitas.

Hoje as pessoas esperam por empresas e marcas que realmente as surpreendam e estejam presentes. Essas dicas já não são segredos para ninguém, o problema é que muitos não colocam em prática.

O que pode ser totalmente vantajoso para você que busca o topo e não deseja que sua empresa fique para trás.


Lembre-se: Se você necessita de serviços direcionados ao seu site, está com poucas visitas, já tentou de tudo um pouco, mas nada acontece. Não deixe que a desculpa da “crise” pegue você também, mão na massa e bora desenvolver conteúdo relevante! 🙂

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